"O medo é difícil de superar, mas não pode ser uma muleta para não tentar, ousar"!
1 Reis 19.1-18
Aqui nesse capítulo retrata as condição psicológica e física do profeta Elias, e sua fuga para Horebe, a aparição do Senhor a Elias, e a restauração de Elias, muito lindo e interessante a ação de Deus em sua vida e ministério.
A perversa rainha Jezabel soube por meio de seu servidor Acabe tudo sobre o que o profeta Elias havia feito e matado os profetas de Jezabel, (v.1) e não ficou por menos, imediatamente não houve limites em sua fúria contra ele (v.2), sua reputação como sacerdotisa do culto a Baal estava em jogo, sua moral.
(Baal era o principal deus do panteão dos cananeus. Baal significa “senhor”, “amo”, “possuidor” ou “marido”. Essa palavra hebraica passou a designar o deus semita da tempestade Hadade, mas também outras divindades locais eram chamadas de Baal. A adoração a Baal foi um grave problema em Israel durante parte do período do Antigo Testamento.).
O culto a Baal se tornou muito comum no Antigo Oriente Próximo. Por isto Baal é mencionado em fontes fenícias, babilônicas, aramaicas e até egípcias. Em algumas fontes ugaríticas, Baal é citado como filho do deus El. Em outra ocorrência Baal aparece como filho de Dagom, o deus cultuado pelos filisteus. (fonte https://estiloadoracao.com/)
Jezabel então manda um mensageiro até Elias, Jezabel sem dúvida pretendia cumprir cada uma das palavras de sua ameaça e tinha como intenção punir severamente o profeta como ele fizera aos seus profetas (v.2).
Não sei se você leitor saiba disso, os três homens de Deus das Escrituras que foram mais usados com poder, milagres, um deles é o profeta Elias, Moisés e Jesus, pode-se dizer, "os milagreiros", da Bíblia.
E para que você entenda da seriedade que é o medo, insegurança, cansaço, esgotamento, que mesmo tendo presenciado tantas ações de Deus e Elias como um instrumento, temeu profundamente a Jezabel, meu Deus penso eu aqui, o que é Jezabel, seus deuses diante do nosso todo poderoso Deus?
Pode parecer fácil, mas quem que de nós não tenha passado por algo parecido? Quem que mesmo conhecendo Deus, se relacionando intimamente com Ele, tendo vívidas experiências com Ele que na hora de um temível problema não se escondeu na caverna?
Justamente, somos falhos e pequenos, e por isso Deus é misericordioso! Mas Elias em curto período de desespero, medo, solidão, depressão, voltou-se para a dependência em Deus, eles tinham uma vivência de filho e Pai!
"A função do medo é justamente agir nas nossas emoções, decisões e realizações". Pr. Michael R.
Elias levantou-se (v.3) e para salvar sua vida se refugiou em Berseba, cidade que fica no extremo sul de Judá. Ele não foi simplesmente para Judá propriamente dito, mas para os confins da civilização, lugares isolados, que aliás, eu amo. Elias não se dando ao luxo dos confortos que a cidade poderia te oferecer, e também porque temia ser encontrado pelos servos de Jezabel, retirou-se para o deserto e mais uma vez presenciou ali os cuidados de Deus para com ele.
Aqui totalmente desanimado, desesperado, não percebendo que Deus operava os seus desígnios providenciais, porque havia um propósito de Deus para tudo isso, Elias pediu para morrer.
"O medo tem o poder de nos dominar e cegar, enfrente-o". Pr. Michael R.
O cuidado amoroso de Deus para com o seu profeta Elias que se encontrava esgotado, amedrontado, com medo, depressivo, e aqui meus amigos estava depressivo mesmo, o que nem sempre pode ser da prática do pecado, da possessão maligna, mas de uma condição física mesmo, importante salientar isso, nem tudo é demônio por favor.... Lidar com pessoas não é fácil, fica evidente aqui em 1 Reis 19 o tratamento de Deus com amor aos seus filhos que estão esgotados, entregues aos desespero total.
Meu conselho a você leitor, líderes, pastores, que estão em condições parecidas, peça ajuda, peça socorro, e eu mesmo me disponibilizo a conversar, ajudar.
As experiências emocionais que passamos pelas quais o profeta também tinha acabado de passar (v.4) deixaram nele profundas marcas, e não ignore esse período, essas marcas, elas tem o poder de amadurecer e fortalecer, e tudo passa como sucedeu aqui nos versos 5 ao 18 com Elias, lembrem-se, o Senhor como era com Ele é com nós, nada pode ser maior do que Sua presença e ação, creia, levante a cabeça e vá adiante:
"Na caverna não é o seu lugar".
Finalizando, Elias fortalecido pelas miraculosas provisões que ali teve no deserto e na caverna, ao ponto de ser alimentado por anjos e pássaros, agora fortalecido, não teria que passar o resto de seus dias como um fugitivo, caçado por Jezabel e Acabe. Baal fora derrotado, Deus estava no trono, e Deus ainda tinha alguma coisa para Elias fazer e tem para nós! Caro leitor, tenha coragem, creia em nosso Senhor todo poderoso que tudo sabe, que tudo domina, confie sua vida a Ele, dele vem a restauração, a cura e não tenhas medo, força e coragem. Que Deus te abençoe e deixe o seu comentário.
Fonte de estudo: Comentário Bíblico Moody. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI
Parabéns pelo texto meu querido. Eu entendo que muitas coisas que acontecem em nossas vidas são de cunho espiritual, mas nem tudo. Muito bem observado você expôs que nem tudo é falta de Deus, nem tudo é demônio, nem tudo é por causa de pecado...os crentes precisam parar de medir todos os seres humanos com uma mesma régua. Não é porque eu nunca passei por algo parecido, que é impossível que alguém passe. O ser humano é diverso e deve ser tratado como tal.
ResponderExcluirObrigado mana
Excluir