As políticas de combate à pobreza e desigualdade social tem sido uma ferramenta muito importante para enfrentar e amenizar a fome e o sofrimento de muitas pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. Desde a Constituição Federal de 1988 vários direitos têm sido garantido em prol de tantas pessoas e famílias necessitadas. Direitos como; Liberdade, equidade, democracia e justiça social, têm feito a diferença na vida de muitas pessoas, porém sabemos que ainda há muito o que fazer na luta contra a pobreza e desigualdade social.
Existem várias formas de desigualdade social, como;
- A desigualdade de renda
- A desigualdade educacional
- A desigualdade racial
- A desigualdade de gênero
Porém uma das desigualdade que mais tem sido destrutivas para a nossa sociedade e com isso gerando até atos de violência tem sido a pobreza
E consequentemente na maioria dos casos a fome. Políticas públicas são elaboradas também com o intuito de gerar mais empregos e uma rentabilidade melhor para o sustento de muitos, que precisam de um emprego e as vezes não consegue por falta de oportunidades ou pelo grau de escolaridade muito baixo.
Vivemos em um sociedade altamente competitiva e isso tem colocado de lado aqueles que não conseguem acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, as vezes por inexperiência, falta de oportunidades, ou ainda por não terem se profissionalizado em alguma área que lhe dará chances de competir.
A desigualdade é um fenômeno que sempre estará em nosso meio, mas podemos sim, sempre lutar através de políticas sociais para diminuir o sofrimento de muitos e nunca nos acomodarmos diante de tamanha pobreza que temos visto estampada todos os dias diante dos nossos olhos.